top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Tiago Araújo

Zolpidem - posso tomar sem medo? Quais os efeitos dele?




Esses dias abri uma caixinha e choveram perguntas sobre o zolpidem!

O Zolpidem é um excelente indutor do sono mas apresenta sim possíveis efeitos colaterais e, sempre que possível, deve ser usado por tempo limitado.

O seu uso deve SEMPRE vir acompanhado da higiene do sono adequada, não se esqueçam disso! Inclusive ansiedade excessiva é uma das coisas que faz o zolpidem “não funcionar” adequadamente.

É bom saber, também, que ele induz mas não mantém o sono! Ou seja se o paciente tem sono fragmentando (fica acordando várias vezes) o remédio é pouco útil. Seu uso ideal é para quem tem dificuldade em iniciar o sono.

Dos efeitos colaterais mais comuns que vemos: dor de cabeça pela manhã, sonolência de rebote (acordar pela manhã com mais sono que o normal), alucinações hipnagogicas (aquelas que ocorrem quando estamos quase pegando no sono), pesadelos e sonambulismo!

O jeito certo de usar o remédio é tomar já "pronto para dormir". Nada de tomar o remédio e ficar vendo televisão, andando pela casa ou usando o celular. Deite-se, tome o remédio, apague a luz e espere o seu efeito! Desta forma há menor risco de efeitos colaterais e do não funcionamento do zolpidem!

E aí, você usa? Tem feito a higiene do sono adequada?


849 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page