top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Tiago Araújo

Ter rotinas faz bem para o cérebro?



Seu cérebro agradece cada vez que você simplifica as coisas para ele. Rotinas significam menor necessidade de “pensar e decidir”. Por isso ter horários programados e hábitos rotineiros faz bem para você.


Cada vez que você precisa fazer uma escolha, por mais simples que ela seja, demanda-se energia. Ao longo do dia você precisa tomar inúmeras pequenas e algumas grandes decisões. Todas elas, até mesmo escolher que roupa vestir ou decidir onde comer, exigem energia e tempo; quando chega no final do dia seu cérebro já está exausto.


Você já chegou de noite e pensou: vou ver um netflix para descansar. Aí começou a olhar o catálogo e acabou ficando indeciso e até mesmo perdeu a vontade de assistir? Pois é! Mesmo essas coisas "bobas" do cotidiano consomem nossa energia mais do que imaginamos!


Existem pessoas que optam por só possuir roupas da mesma cor ou até mesmo vários modelos de roupas iguais justamente para não precisar, pela manhã ao acordar, perder tempo/energia decidindo por qual roupa usar. Mack Zuckerberg e Steve Jobs são pessoas famosas que "divulgaram essa estratégia" mas na realidade ela já é conhecida e usada há muitos anos. O próprio uniforme de escolas/empresas tem esse efeito!

Quem tem filho pequeno percebe na prática que essa "economia de energia" de colocar um uniforme ao invés de ter que escolher a roupa da criança, todo dia, faz diferença!


Não estou dizendo, com isso, que você tenha que adotar essa prática da roupa; nem eu sigo. O que quero é que você preste mais atenção, de agora em diante, em rotinas e hábitos que possam facilitar sua vida e diminuir o número de escolhas/decisões que você tem no dia. Essa energia extra que irá sobra pode ser o que falta para um rendimento melhor ou até mesmo para você ter menor sensação de cansaço e sonolência ao longo do seu dia.

Então fica a dica! Seu cérebro vai render melhor e ficar menos cansado se você tiver uma rotina adequada. Tente simplificar suas escolhas e ser mais objetivo!


144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page