Buscar
  • Dr. Tiago Araújo

Trombose venosa cerebral e anticoncepcionais

Existe relação entre uso de anticoncepcionais e AVC? Mito ou verdade?



Anticoncepcionais podem causar trombose no cérebro?
Trombose x anticoncepcionais

Verdade!

Uma doença chamada trombose venosa cerebral ( um coágulo se forma dentro de veias e seios venosos do cérebro ) ocorre até 3 vezes mais em mulheres que homens, devido a causas hormonais, incluindo o uso de anticoncepcionais! A associação dos anticoncepcionais com cigarro e com obesidade costuma ser onde temos o maior risco da doença. Essa trombose pode se manifestar apenas como dor de cabeça, ou em casos mais sérios pode levar a um infarto cerebral ( AVC ). Na minha prática médica já atendi pacientes de 14 anos com essa doença! E pior, devido aos sintomas poderem ser leves em alguns casos, não é incomum o diagnóstico só se feito após o paciente procurar dois ou três médicos diferentes.

As dicas que posso dar para você são: 1) anticoncepcional com cigarro, MUITO cuidado 2) anticoncepcional com obesidade, cuidado 3 ) anticoncepcional com histórico familiar de trombose, MUITO cuidado 4 ) iniciou anticoncepcional e começou a ter dores de cabeça que não tinha antes - procure com urgência um neurologista

Conhece alguém que usa anticoncepcionais? Compartilhe a informação! Prevenção é a melhor forma de tratamento!

Dr. Tiago F. Souza de Araújo, neurologista

#neurologia #neurologista #dordecabeca #avc #anticoncepcional #saude #curitiba #drtiagoneuro

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo