Buscar
  • Dr. Tiago Araújo

Paciente com Alzheimer irritado em ficar dentro de casa?

Nesse momento de isolamento social fica particularmente difícil de lidar com sintomas como ansiedade e irritabilidade em alguns pacientes, isso é muito comum nas demências como o Alzheimer.



Abaixo vou dar algumas dicas aos familiares de pacientes com demências a fim de se lidar com a agitação associada ao fato de estarmos todos “presos” dentro de casa!

1. Fique calmo. Não discuta ou “rebata” o paciente. Quando mais tentarmos “bater de frente” mais irritado ele irá ficar e com isso a situação tende a piorar.

2. O paciente responde não somente ao que você fala! Seu tom de voz, sua maneira de falar, sua linguagem corporal, são muito importantes nessa hora.

3. Procure distraí-lo com tarefas simples. Me ajuda a organizar o armário? Vamos cozinhar? Que tal procurarmos umas fotos antigas?

4. Mantenha uma rotina. Ter horários específicos para as tarefas, mesmo nesse momento, é fundamental. Hora do café, almoço, lanche, banho, dormir. Quando mais certinha for a rotina mais fácil do cérebro se adaptar.

5. Evite hiper estimular o paciente. Deixar ao mesmo tempo televisão com volume alto, pessoas conversando, barulhos e luzes, podem irritar ao invés de distrair. Tente focar em um estímulo de cada vez.

Dr. Tiago F. Souza de Araújo, neurologista

#neurologia #neurologista #neurocuritiba #drtiagoneuro #alzheimer #demencia #saude #psiquiatra #dicasdesaude #família #covid #pandemia #cwb #curitiba #parana

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo