top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Tiago Araújo

Paciente com Alzheimer irritado em ficar dentro de casa?

Nesse momento de isolamento social fica particularmente difícil de lidar com sintomas como ansiedade e irritabilidade em alguns pacientes, isso é muito comum nas demências como o Alzheimer.



Abaixo vou dar algumas dicas aos familiares de pacientes com demências a fim de se lidar com a agitação associada ao fato de estarmos todos “presos” dentro de casa!

1. Fique calmo. Não discuta ou “rebata” o paciente. Quando mais tentarmos “bater de frente” mais irritado ele irá ficar e com isso a situação tende a piorar.

2. O paciente responde não somente ao que você fala! Seu tom de voz, sua maneira de falar, sua linguagem corporal, são muito importantes nessa hora.

3. Procure distraí-lo com tarefas simples. Me ajuda a organizar o armário? Vamos cozinhar? Que tal procurarmos umas fotos antigas?

4. Mantenha uma rotina. Ter horários específicos para as tarefas, mesmo nesse momento, é fundamental. Hora do café, almoço, lanche, banho, dormir. Quando mais certinha for a rotina mais fácil do cérebro se adaptar.

5. Evite hiper estimular o paciente. Deixar ao mesmo tempo televisão com volume alto, pessoas conversando, barulhos e luzes, podem irritar ao invés de distrair. Tente focar em um estímulo de cada vez.

Dr. Tiago F. Souza de Araújo, neurologista

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page