top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Tiago Araújo

Envelhecer e perder a memória é normal?

A resposta é: depende.


Uma perda leve e que não compromete a função da pessoa é relatada em até 40% das pessoas com mais de 65 anos. Quando devidamente investigada e excluída causas patológicas temos essa perda leve de memória associada ao envelhecimento.

A perda de memória das demências, como o Alzheimer, é diferente. Ela compromete o funcionamento do indivíduos; limita o seu dia a dia e o impede de ter uma vida normal. Esquecer o nome de conhecidos ou pessoas que não vemos há bastante tempo; confundir algumas datas não importantes; guardar algumas coisas e depois esquecer onde colocou; ter preocupação com a própria perda de memória. Tudo isso pode ser normal e fazer parte do envelhecimento cerebral, embora deva sempre ser avaliado por um médico.


Como combater a perda de memória relacionada ao envelhecimento?




1. Ter uma rotina. (horário certo para acordar, fazer atividade física, ler, passear, almoçar, dormir, etc)

2. Use calendários, agendas e diários. (use tanto para anotar quanto para ler no fim do dia e relembrar o que fez no dia anterior, no dia vigente e o que terá no dia seguinte)

3. Mantenha a casa organizada e guarde as coisas sempre no mesmo lugar.

4. Repita informações para melhorar a fixação do conteúdo (quando pensar ou ler algo, fale em voz alta, para si mesmo, para melhorar a fixação da informação)

5. Esqueceu uma palavra? Pense mentalmente no alfabeto inteiro: muitas vezes a palavra “surgirá” em sua mente. (o cérebro acessando o seu dicionário pode relembrar a palavra que você quer falar)

6. Faça associações de coisas novas com informações que você já tem.

7. Conte aos outros sobre seu dia ou sobre coisas novas que aprendeu. (Ao ler uma reportagem, ou um livro, tenha alguém para conversar sobre isso e dessa forma acessar e replicar a memória)

8. Durma bem a noite. O sono é fundamental para nossa memória.

9. Pratique atividades físicas diariamente.

10. Alimentação saudável e equilibrada: foque na dieta MIND


Não lembra o que é dieta MIND? Confira no blog!


Dr. Tiago Araújo, Neurologista. Consultório em Curitiba e atendimentos por tele medicina para todo Brasil.


Quer saber mais sobre Alzheimer e demências? Clique aqui

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page