Buscar
  • Dr. Tiago Araújo

Eletroencefalograma normal mas tenho crises de convulsão, e agora?



Uma situação bastante corriqueira no consultório é a seguinte; paciente com suspeita de epilepsia e com eletroencefalograma normal.Nessa situação muitas vezes o paciente e até mesmo o médico ficam confusos. Então vamos entender um pouco mais a respeito desse tema.Um eletro realizado fora do período de crise pode ter o laudo como normal em mais da 50% das vezes!

Ou seja, mesmo a pessoa tendo epilepsia seu exame pode sim vir normal. Nesses casos a suspeita clínica (uma boa consulta, com calma, entendendo o que acontece com o paciente) é fundamental.Repetir o exame algumas vezes pode ser necessário e aumenta a chance de detectar alguma anormalidade. Mesmo assim temos pacientes com inúmeros eletros e todos normais!


Nesses casos podemos utilizar de outras técnicas para complementar o diagnóstico - eletro prolongado com vídeo, por exemplo -.A realização de um exame adequado também aumenta a chance de termos um diagnóstico correto. Para isso deve-se realizar o eletro com com períodos de hiperventilação, foto estimulação, registro de sono e vigília. Exames realizados de qualquer forma (aqueles de 5 minutos) e laudados por médicos não qualificados dificilmente irão nos ajudar.



Resumindo: um bom neurologista irá saber quando desconfiar de um resultado falso negativo do seu exame. Exames adequados e realizados em boas clínicas aumentam a chance de detectar alterações. A consulta clínica e a suspeita médica ainda são as peças fundamentais no diagnóstico médico.Dr. Tiago F. Souza de Araújo, neurologista


#neuro #neurologia #neurologista #neurocuritiba #drtiagoneuro #epilepsia #eletroencefalograma #medico #medicina #saude #curitiba #curitibacool #curitibacult

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo