top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Tiago Araújo

Dor de cabeça crônica e diária - tratamento especializado!




Caso clínico da semana: cefaleia crônica diária tratada com bloqueio do gânglio esfenopalatino e abordagem multidisciplinar


Pessoal: hoje vou postar aqui um caso real que atendi recentemente no meu consultório.


Homem de 62 anos com histórico de dor de cabeça há mais de 20 anos. Veio até mim após já ter passado por vários outros colegas. Já chega em consultório com exames (laboratório, ressonância e punção lombar) todos normais.


Padrão da dor: acorda pela manhã já com dor em pressão e aperto. Tendência a piorar ao longo do dia, apresentando alguns episódios de dor em pontadas, sensação de latejamento, fonofobia e fotofobia mesclados com a dor em pressão.


Veio usando topiramato 200 mg, escitalopram 20 mg, Rivotril 2 mg, polivitaminicos, ginkgo biloba 120. Também usa analgésicos 4-6 vezes ao dia(neosalsina, enxak, novalgina, tylenol, cataflam ou toragesic)


Além da dor O paciente também apresenta quadro importante de transtorno de humor. Refere estar cansado de sofrer, não vem mais soluções para esse problema. Também apresenta insônia, compulsão alimentar e sedentarismo.


Após primeira consulta ajustei a lista de medicamentos do paciente, orientei sobre o abuso de analgésicos e a associação do transtorno de humor e alteração do sono com a piora da dor.


Inicialmente conseguimos diminuir o uso de analgésicos assim como modificar as medicações de uso contínuo. Com isso obtivemos uma melhora de 50% da dor do paciente.


Como próxima etapa partimos para o bloqueio esfenopalatino; Após o procedimento paciente apresentou melhora completa da dor. Mantivemos algumas medicações de uso contínuo, orientamos atividade física, higiene do sono, psicoterapia.


Hoje o paciente, depois de 30 anos de dor, voltou a viver sem dor e recuperou a vontade de viver.


Quer saber o que é bloqueio do gânglio esfenopalatino? Fica de olho que essa semana vai ter um post explicando tudo sobre esta técnica!


Dr. Tiago Araújo, neurologista


214 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page