Quanto eu preciso fazer de atividade física por semana? Qual o melhor tipo de atividade?

A organização mundial da saúde recomenda que adultos façam pelo menos 150 minutos por semana de atividade física aeróbica de intensidade moderada, 75 minutos de atividade aeróbica de intensidade vigorosa ou uma combinação equivalente entre ambas, por semana. Falando em cérebro os estudos mostram que quando mais melhor; tanto em quantidade de minutos quanto em intensidade do treino. Já há, na neurologia, estudos comprovados quanto a prevenção de declínio cognitivo, melhora funcional de pacientes com Alzheimer e AVC e melhora dos sintomas em pacientes com doença de Parkinson. Um dos mecanismos mais estudados em relação a esse efeito é o do BNDF (fator neurotrofico derivado do cérebro). Essa substância aumenta sua produção após a prática de atividade física. Ele promove neuroplasticidade e melhora os circuitos envolvidos no córtex pré frontal e hipocampo, promovendo uma melhora na cognição, concentração, memória e bem estar psicológico. Interessante notar que pacientes com dor crônica e depressão possuem um nível bastante reduzido de BDNF! Por isso com seu aumento ocorrem diminuição de dor em pacientes com fibromialgia e dor crônica e melhora importante dos sintomas de humor e apatia em pacientes depressivos. E aí, você já prática atividade física? Marca aqui seu amigo ou parente sedentário que está precisando mudar a rotina!