top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Tiago Araújo

Você anda com insônia?



Problemas no sono são cada dia mais comuns no consultório. Insônia inicial ( dificuldade em pegar no sono ), insônia terminal ( acorda de madrugada e não consegue mais dormir ), sonolência diurna.

Com hábitos como beber cafeina à noite, praticar exercícios perto da hora de dormir, usar celular deitado na cama, televisão ligada, fica realmente difícil ter um sono bom. Sono alterado implica em diversos problemas para a saúde: pressão alta, déficit de atenção, irritabilidade, aumento do risco de AVC, infarto do miocárdio, Alzheimer, dentre outras.

Você sabia que cada pessoa possui um cronotipo do sono? Quem regula nosso padrão do sono é uma substância chamada melatonina, produzida pela glândula pineal, dentro do nosso cérebro.

Cronotipos matutinos (25% população ) produzem melatonina antes da meia noite; são pessoas que dormem mais cedo e ficam mais produtivas de manhã. Cronotipos vespertinos ( 25 % ) produzem a melatonina por volta das 4-6 da manhã; elas rendem melhor a noite e acabam dormindo mais tarde, entre 2-4 da manhã. Já 50% da população tem um cronotipo intermediário e acabam dormindo por volta da meia noite. Entender melhor seu sono, seu cronotipo, pode ajudar a melhorar seu rendimento na faculdade e no trabalho.

Após os 35-40 anos a melatonina diminui sua produção e começamos a ter mais dificuldade em dormir, exigindo muitas vezes tratamento medicamentoso. Dr. Tiago F. Souza de Araújo, neurologista



33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page