top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Tiago Araújo

Tenho alucinações quando estou quase dormindo, é normal?




Continuando nossas dicas sobre sono e transtornos de sono, quero falar hoje sobre dois tipos muito interessantes de alucinações relacionadas ao sono!

Quando você está quase dormindo, no exato momento de transição entre o estar acordado - vigília - e o dormir, pode ocorrer um tipo comum e benigno de  alucinação que chamamos de alucinações hipnagógicas


Elas costumam ser de rápida duração e podem dar a sensação de cheiros, sons e até mesmo vultos ou visões - como se no momento em que você está quase dormindo acontecesse alguma coisa estranha! Não costumam ser graves e não são consideradas doença. Existe um pequeno subgrupo de pessoas com esse tipo de transtorno que pode ter quadros mais graves e necessitar auxílio médico. 


Outro tipo de alucinação relativamente comum é a hipnopômpica. Ela ocorre no momento em que iremos acordar, ou seja, o oposto da hipnagógica. Sabe quando você acorda confuso, não sabe onde está e o que está acontecendo? Então..!


Ambas não são consideradas sonhos e sim sensações vividas (parecem muito com a realidade, podendo ter sons, cheiros e visões associadas). Há pessoas que dizem conseguir controlar o conteúdo dessas alucinações (como você está parcialmente acordado pode conseguir entender e moldar o seu pensamento)!

Esses dois transtornos podem ter diversas causas: uso de medicamentos, consumo de álcool, ansiedade não tratada, privação ou fragmentação do sono, falta de padrão de horário de sono, dentre outras.

Na maioria das vezes não precisamos de nenhum tipo de tratamento; exceto em pacientes que apresentam um sofrimento psíquico grande devido a recorrência das alucinações ou então a associação com depressão e ansiedade.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o mundo fantástico do nosso sono!


Dr. Tiago Souza de Araújo, neurologista em Curitiba.


5.129 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1件のコメント


rayssa Neri Beuttenmüller
rayssa Neri Beuttenmüller
6月10日

Boa tarde, a dois dias atrás estava a tentar dormir e toda vez que fechava os olhos sentia meu corpo amolecendo e começava a ver símbolos estranhos e ouvir o miar de um gato, até o momento que me levantei pra beber água e me vi tremendo, não sabia se estava dormindo ou acordada mas me pareceu real, não conseguia parar de tremer e repetir que eu era real e que não podia dormir, eu pedia pra alguém me ajudar e ninguém me ouviu e se fechava ou olhos sentia tudo girar. Eu mandei mensagem pra um amigo enquanto tudo estava acontecendo, então por isso consigo me lembrar mas quando paro pra pensar ou falar sobre parece que é só…

いいね!
bottom of page