top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Tiago Araújo

Síndrome da cabeça explosiva: quando você acorda com um barulho muito alto dentro da própria cabeça




Síndrome da cabeça explosiva 


Você está no meio do seu sono quando acorda com a terrível sensação de que sua cabeça está explodindo! Junto com a sensação podem vir barulhos de trovões, explosão, batidas de porta, janelas quebrando, tiros. Já imaginou que coisa terrível?


Se não bastasse o barulho, a pessoa ainda pode ter alucinações visuais como clarões, relâmpagos e sensação de formigamento ou choque pelo corpo. O nome desse  transtorno é “Sindrome da cabeça explosiva”.


Essa síndrome pode acometer qualquer pessoa mas é mais comum em indivíduos  acima dos cinquenta anos; mulheres tem o dobro de chance de apresentar o quadro do que homens.


Ansiedade, estresse, uso de álcool à noite são alguns dos fatores de risco. Pessoas que dormem pouco, invertem a noite pelo dia ou viajam muito e sofrem do jet lag (mudanças de fuso horário) estão também sobre maior risco.


Existe uma correlação desta síndrome com a paralisia do sono!

As duas são  bastante assustadoras e ocorrem devido transtornos relacionados à fase REM do sono. Devido ambas cursarem com alucinações e poderem despertar medo,  durante muito tempo as pessoas acreditaram em quadros fantasiosos como possessões demoníacas ou abduções por extraterrestres, até a ciência comprovar que na realidade se tratava apenas de uma alteração do nosso cérebro durante o sono!



A primeira descrição médica dessa síndrome data de 1876 pelo médico Silas Weir Mitchell que descreveu dois casos em que pacientes ouviam badaladas de sinos ou disparos de tiros e acabavam acordando assustados.


Uma possível explicação fisiológica se relaciona ao disparo de neurônios da formação reticular (área do tronco cerebral que controla o ciclo sono-vigília) ocorrendo antes do corpo estar “desligado”; fenômeno parecido com o que ocorre na paralisia do sono.


Na maioria das vezes a pessoa sofre desse transtorno poucas vezes, e por isso não há necessidade de tratamento. Nos raros casos em que o paciente tem esse quadro com frequência podemos usar técnicas de relaxamento para controle da ansiedade antes do horário de dormir ou, até mesmo, usar medicamentos a depender da causa.


Você já teve este transtorno? Conhece alguém que teve? Compartilhe sua experiência e tire suas dúvidas aqui nos comentários!




1.483 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo

5 Comments


Dlayce Pinheiro
Dlayce Pinheiro
Mar 07

Comecei a passar por isso aos 30 anos, sempre é quando durmo durante o dia, quando vou acordar meu coração acelera e tem uma explosão dentro da minha cabeça, quando explode meu corpo fica todo paralisado, não consigo me mexer, nem falar, nada. Mas ouço as coisas ao meu redor. Ai tenho que me acalmar, respirar pausadamente até conseguir acordar e liberar meu corpo da paralisia. É uma sensação horrível, por muitas vezes achei que fosse morrer. Procurei um neuro achando que fosse aneurisma, mas só deu enxaqueca nos meus exames. Agora sei que não estava ficando doída, obrigada por esclarecer essa síndrome. Hoje tenho 34 anos, não tenho todos os meses, mas no começo estava tendo 1 vez por…

Like

Thais Lima
Thais Lima
Apr 13, 2023

A muitos anos comecei a ouvir barulhos logo após dormir, no primeiro momento colocaram na minha cabeça que era espiritual, eu me desesperei e meu medo só aumentou, procurei vários lugares que diziam que iam me "curar", até diziam que eu eram médium. Após algum tempo tive uma crise na casa da minha mãe e ela me aconselhou a procurar um neurologista, Daí comecei os tratamentos com remédio anticonvulsivantes, achei que tinha melhorado, estava um bom tempo sem ter crises, mas elas voltam, e é horrível, eu acordo gritando com medo dos barulhos intensos na minha cabeça, barulhos altos e aterrorizantes, logo depois vem a convulsão e depois acordo com muita dor de cabeça, língua cortada porque mordi na convulsão…

Like

FIQUE CIENTE
FIQUE CIENTE
Jan 10, 2023

Meu nome é Franciane. Tive isto no ao passado pela primeira vez, aos 44 anos. Não sei se terei novamente.

Meu corpo estava na cama, e eu estava na cozinha mas sabia q poderia voltar para o corpo quando quisesse, eu tinha esse controle pq é como se estivesse dormindo acordada, em dois lugares de forma consciente.

Então, na cozinha, pensei: "coitados dos cristãos, eles pensam q serão arrebatados para o céu." Nessa hora uma explosão de trovão absurdamente alta aconteceu e eu assustada, ainda na cozinha, pensei: "será que foi por causa do que pensei sobre os cristãos?" "vou pensar novamente para ver..." coitados dos cristãos..". E nem terminei a frase e um trovão longo, porém baixo dessa vez,…


Like

Maria Almeida
Maria Almeida
Jun 24, 2022

Eu comecei a ter já um mês porém sem muita frequência. É horrível quando estou quase pegando no sono acordo com barulhos nai há cabeça de tiros, batida de portas, sons muito fortes como se fosse real. Mais ao acordar vejo que não.

Like

Luciene gravina
Luciene gravina
Mar 14, 2021

Eu tenho quase sempre,ouço um batidao na porta,ora um estrondo.Acordo tremendo,com um susto muito grande e nao é nada.Horrivel.Antes pensava ser na casa de cima da minha.Mas agora sei q não é.

Like
bottom of page