Dr. Tiago Araújo

23 de jun de 20201 min

O isolamento social e a saúde mental de crianças e adolescentes

O isolamento social e a saúde mental de crianças e adolescentes têm sido um tema frequente de preocupação nesse momento difícil que vivemos.
 

 
O fechamento de escolas e o isolamento dentro de casa devido ao COVID-19 gera um afastamento abrupto das crianças e adolescentes de seus colegas, professores e toda a comunidade que os cerca.
 

 
Questionários durante a pandemia já mostram que até um terço dos adolescentes refere alto nível de solidão nesse período.
 

 
Existe uma correlação já bem estudada entre solidão e sintomas depressivos: inúmeros estudos mostram que, principalmente em adolescentes, essa relação é de moderada a grande.
 

 
Ansiedade generalizada, ideação suicida, autoflagelação e distúrbios alimentares também são relatados nos estudos.
 

 
É esperado, portanto, uma verdadeira epidemia de problemas na saúde mental dos nossos jovens devido ao isolamento social.
 

 
Médicos e familiares devem ficar atentos a sintomas precoces como irritabilidade, mudança no hábito alimentar e desatenção. Não devemos esperar sintomas mais graves surgirem para iniciarmos o tratamento. Psicoterapia é de grande auxílio e, em certos casos, há a necessidade do uso de medicamentos.
 

 
Dr. Tiago Araújo, neurologista
 

 
#saude #neurologia #neuro #neurologista #saudemental #psiquiatria #psicologia #covid #pandemia #depressao #ansiedade #fiqueemcasa

    190
    0