Dr. Tiago Araújo

6 de ago de 20201 min

Cuidado com falsos tratamentos milagrosos

Com a internet e a facilidade de informação vemos o “surgimento” de inúmeras novas terapias para doenças crônicas ou doenças graves.
 

 
Vejo elas como tentativas de oferecer tudo o que podemos aos nossos entes queridos.
 

 
Porém temos que ter em mente que nem toda terapia alternativa é benéfica; inclusive algumas podem fazer mais mal do que bem.
 

 
Como especialista sou questionado com frequência a respeito de novas medicações, vitaminas, suplementemos, estimulações magnéticas e afins.
 

 
Sempre vejo tudo com bons olhos pois novos tratamentos são bem vindos em minha área de atuação. Entretanto temos que lembrar que a medicina baseada em evidência (estudos científicos) prova que inúmeras destas terapias não tem resultado e acabam gerando dois problemas graves: gastos desnecessários e falsa esperança.
 

 
Tive um paciente em consultório que vendeu seu carro para usar uma dessas “novas terapias”; ficou sem o carro, entrou em depressão e não teve nenhuma melhora. Depois que me procurou e ajeitamos o tratamento começamos a ter melhora clínica porém sem milagres ou falsas promessas.
 

 
Quando eu falo de terapias alternativas não estou falando de acupuntura, psicoterapia, yoga, pilates e afins, todos estes são comprovados e recomendados. Estou me referindo a “soros” milagrosos, medicamentos manipulados sem comprovação alguma, polivitaminicos, suplementação hormonal desnecessária (e criminosa). Cuidado com falsas promessas e com “milagres”. Tenha seu médico de confiança e discuta tais tratamentos antes de iniciá-los.
 

 
Dr. Tiago Araújo, neurologista

#neurologia #neurologista #canabidiol #alzheimer #parkinson #enxaqueca #demências #depressão #ansiedade #soro #vitaminas #reposiçãohormonal

    540
    0